top of page
Estádio de esporte

Sobre a ALAGID

O que é a ALAGID

Somos uma Associação sem fins lucrativos, envolvidos com as principais partes interessadas do setor (stakeholders), representando gestores e instalações esportivas, de todas as modalidades, contribuímos para uma gestão sustentável do setor na América Latina.

Objetivos

Ser referência no setor, com o propósito de promover, fomentar e disseminar, a gestão eficaz das instalações esportivas e seus gestores, que atraem milhões de pessoas em incontáveis tipos de eventos todos os anos, através das melhores práticas entre seus membros.

Pilares de atuação

REPRESENTATIVIDADE 

 

Desenvolver um código de comportamento profissional para todos os membros envolvidos em gerenciamento, sendo interlocutor com os diferentes stakeholders além de reunir, preservar e disseminar informações comerciais valiosas; adotar padrões de conduta e operação para o setor; e fazer todos os atos legais, necessários e/ou adequado para promover o bem-estar geral do setor e para a realização de qualquer objetos aqui estabelecidos ou que devem ser reconhecidos como objetivos adequados e legais de uma Associação;

 

NETWORK


Consolidar uma rede de profissionais credenciados para promover o intercâmbio e o livre diálogo entre seus membros; promovendo uma troca de informações sobre planejamento, projeto e experiência operacional, considerando os problemas comuns de gestão intra-setorial; investigando e incentivando atividades que visam permitir que o setor se conduza com a maior eficácia economia;

 

EDUCACIONAL


Organizar programas educacionais, viagens de estudo e visitas a instalações, oferecendo treinamento de modo a oportunizar qualificação de novos gestores bem como atualização dos já atuantes.

Nossa equipe
kleber.jpg

KLEBER BORGES

Presidente

Profissional com 17 anos de experiência em grandes eventos esportivos como: Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Copa das Confederações da FIFA 2013, Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, Copa das Confederações da FIFA 2009, Copa do Mundo de Hóquei em Patins Espanha 2009, Eliminatórias das Copas de 2018 e 2022 e All África Games, Moçambique 2011.
Especialização em Marketing Esportivo e Gestão de Arenas.
Ex-diretor presidente da Arena de Pernambuco e sócio fundador da Uni.esporte. Atualmente é o CEO da FPS Sports.

fabio.jpg

FÁBIO SANZIO

Vice-presidente

Há mais de 15 anos no mercado de eventos, Fábio Corrêa participou da estruturação dos projetos do município de São Paulo relacionados à Copa do Mundo do Brasil de 2014 e, em 2011 entrou no time do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Especialista em planejamento e gestão operacional de megaeventos, operações de mídia e gerenciamento de projetos, atualmente faz parte do comitê organizador da Expo 2020 em Dubai e produz e apresenta o ESCast, o podcast da ES8, seu hub de conteúdo sobre eventos.

0d36699c-950b-4461-a074-1c5b3cf3c9ef.jpg

MARINA TRANCHITELLA

Vice-presidente de Relações Institucionais

Formada em Educação Física, Mestre em Gestão do Esporte, com MBA em Bussiness Administration, Membro da Associação Brasileira de Segurança, PMP pelo PMI com mais de 10 anos dedicados à gestão do esporte, entre teoria e prática, tendo vivido em 6 países. Trabalha conforme seus princípios e valores, visando o resultado mais eficaz para todos os stakeholders.
Reconhecida como uma das 50 profissionais do futuro pelo PMI-NY, sendo a única na área esportiva. Também foi finalista do prêmio SportBizLatam Executiva do ano em 2020. 
Atuou junto a grandes eventos como Copa do Mundo em 2014, Jogos Olímpicos Rio 2016 e Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018. E, no futebol, atuou como Gerente Executiva de Operações do Sport Club Internacional e, atualmente, foi contratada pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, como responsável pelo projeto de transição da Gestão Operacional da Arena.

romulo.jpg

RÔMULO MACEDO

Vice-presidente de Eventos e Operações

Sócio Fundador da Fan Experience 360, tem mais de 15 anos de experiência na gestão esportiva. Estudou no European Venue Management Institute. Foi Gerente de Operações eventos da OAS Arenas responsável pela operação da Arena do Grêmio, Itaipava Arena Fonte Nova e Arena das Dunas. Trabalhou nos Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo FIFA 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Jogos Asiáticos Indoor – Asgabath 2017, Jogos Olímpicos de Inverno - PeyongChang 2018, Jogos Olímpicos da Juventude – Buenos Aires 2018, Copa América 2019, Copa do Mundo FIFA Sub17 entre outros eventos esportivos. Pela CONMEBOL atuou como Oficial de Partida em diversos jogos incluindo duas finais de Recopa e as duas finais únicas da CONMEBOL Libertadores, em Lima (2019) e Rio de Janeiro (2021). Atualmente faz parte do comitê organizador da Expo 2020 em Dubai

marcos.jpg

MARCOS NUNES

Vice-presidente de Educação

Doutor em Educação Física, docente do Depto de Educação Física da UFRPE, Pesquisador de temas relacionados à Gestão do Esporte e sócio fundador da Uni. Esporte. Experiência em grandes eventos esportivos como: Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Copa das Confederações da FIFA 2013 e Eliminatórias das Copa do Mundo Fifa 2022.

erich.jpg

ERICH BETING

Diretoria Comercial

Fundador da Máquina do Esporte, maior mídia de negócios no esporte e marketing esportivo no Brasil,Erich Beting é especializado em jornalismo de negócios do esporte. Passou pela Folha de São Paulo e o jornal ‘LANCE!’ e foi ainda analista de negócios do esporte no SporTV, no UOL e no BandSports. E comentarista de futebol no BandSports, na BandNews e Esporte Interativo. Em 2015, venceu o Prêmio Comunique-se, considerado o Oscar do jornalismo brasileiro, na categoria de Melhor Jornalista de Marketing & Publicidade. Erich é, ainda, professor, palestrante e consultor de marketing esportivo.

fernanda.jpg

FERNANDA BELLOTTO

Diretoria de Comunicação

Jornalista e advogada, com mais de 20 anos de experiência na condução de marca e imagem corporativas e comunicação estratégica de negócios e de instalações esportivas. 

Como Gerente de Relações Institucionais da Holding OAS, foi responsável por criar estratégias de comunicação, brand, imprensa, publicidade e eventos durante a construção e inauguração da Arena do Grêmio - tendo sido premiada nacionalmente pelo lançamento do 1ª Arena Multiuso da América Latina - Itaipava Arena Fonte Nova e Arena das Dunas. 

Durante sua trajetória, foi responsável por: introduzir marcas internacionais no mercado brasileiro, como HUGO BOSS, SIGG Switzerland, Scout, Davidoff e Leatherman; planejar PR e elaborar Briefing Papers sobre projetos da DERSA para o Governador Geraldo Alckmin; e atuar com estratégias de PR para grandes marcas e personalidades, como Adidas, Claro, Absolut, Brastemp, Johnnie Walker, Motorola, MorumbiShopping, Hotel Emiliano, Swatch Group, Helios Carbex, LG, Animale, Farm, Elemidia, HSM Management, Meio & Mensagem, Sapore Benefícios, ANBIMA, Alex Atala, Erick Jacquin, Jun Sakamoto, Pier Paolo Picchi, Flavio Federico, Emmanuel Bassoleil, Tsuyoshi ! Murakami e Carla Pernambuco. 

vini.jpg

VINÍCIUS AZEVEDO

Diretoria de Marketing

Com formação em administração pela PUC-SP e gestão do futebol na FPF/FGV, atua na área de marketing há mais de 15 anos. Teve passagem de 6 anos na Unilever e migrou para o segmento de marketing esportivo em 2011. Entre as mais variadas experiências, destaque para os projetos de planejamento e ativação dos patrocinadores da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Trabalhou 6 anos no Sport Club Corinthians Paulista, onde também liderou o marketing da Neo Química Arena, trabalhando diretamente com estratégia, planejamento, ativação, branding e geração de novos negócios.

luiza.jpg

LUÍSA XAVIER

Diretoria de Infraestrutura

Nos últimos 10 anos, trabalhou como arquiteta esportiva em mais de 6 eventos esportivos internacionais, tais como: Copa do Mundo FIFA Catar 2022, Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Copa América 2019, Mundial de Vôlei de Praia e outros eventos. Suas habilidades e funções são principalmente na concepção e gestão de projetos arquitetônicos e instalações esportivas, temporárias e de legado, assim como no planejamento e gerenciamento das obras de construção dos projetos, bem como gerenciar as instalações durante a operação de jogos no setor de infraestrutura.
Essas experiências permitiram desenvolver um forte espírito de equipe, atenção aos detalhes e capacidade de responder a projetos complexos e cumprir o cronograma de planejamento para realização dos eventos e obras.
Atualmente é a Gerente de Infraestrutura da Confederação Brasileira de Futebol, fazendo a gestão da construção de 15 Centros de Desenvolvimento do Futebol em 15 Estados diferentes do Brasil.

z1tpa5bK.jpg

GABRIEL LIBERATI

Diretoria de Tecnologia e Inovações

Formado em Comunicação pela ESPM e Pós-Graduado em Marketing e Gestão de Vendas, atua desde 2008 na indústria esportiva, realizando projetos com Corinthians, Palmeiras, FIFA, Comitê Rio 2016, Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), e para marcas como Nestlé e Bridgestone. É fundador da Sports Network e Co-fundador da Brazil Sports Tech, iniciativas colaborativas que surgiram para promover e valorizar a Gestão do Esporte no país.

1631911581904.jpg

CAROL GHORAYEB

Diretoria de Operações e Serviços

Com mais de 15 anos de experiência em eventos esportivos e de entretenimento, liderando e desenvolvendo a área de serviços de atendimento ao público.
Esteve na operação dos Jogos Pan e Parapan-Americanos Rio 2007, trabalhou 3 anos na Confederação Brasileira de Voleibol produzindo os jogos das seleções brasileiras de volei pelo Brasil, e nos últimos 10 anos liderou equipes numerosas, desenvolveu o planejamento estratégico e gerenciou toda a operação de atendimento ao público dos Jogos Rio 2016 e da Expo 2020 Dubai.
De volta ao Brasil, se especializou em experiência do cliente e hoje desenvolve trabalhos de experiências no esporte com as suas empresas "aGhora" e "Livip".

1516234034455.jpg

RICARDO GOMES SILVA

Diretoria de Novos Negócios

Profissional de marketing esportivo com 30 anos de experiência de trabalho em todo o mundo, possui um rico histórico no ecossistema da indústria esportiva.
Especialista na gestão de operações enormes e complexas realizadas simultaneamente em diferentes locais, um histórico de sucesso em centenas de eventos esportivos e de entretenimento, a maioria deles transmitidos ao vivo internacionalmente, milhares de pessoas impactadas diretamente, múltiplos stakeholders, construindo equipes diversificadas, onde a inovação e soluções tecnológicas estavam sempre presentes neles.
Ocupou cargos de destaque em diferentes áreas e atribuições na Indústria do Esporte, possui visão 360º dela, onde hoje a Inovação e Tecnologia ocupam seu dia a dia, hoje é CEO da SSTUDIO Marketing, Diretor de Relações Internacionais de Negócios, da Associação Brasileira da Indústria do Esporte, GSIC – Global Sports Innovation Center Embaixador no Brasil, Mentor de Negócios da SP Conecta, Mentor de Startups Nacionais e Internacionais e representante no Brasil para Gitex Future Stars.

1611488338456.jpg

JOSÉ FRANCISCO MANSSUR

Diretoria Jurídica

É advogado, formado em 1998, atualmente é sócio de Ambiel, Manssur, Belfiore e Malta Advogados, Escritório que ajudou a fundar em 2008. Entre 1998 e 2007, foi associado de Pinheiro Neto Advogados, onde ajudou a criar o Grupo de Direito Desportivo. Entre janeiro de 2007 e abril de 2008, foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. No ano 2000, foi aluno de uma das primeiras turmas do Curso de Formação para Profissionais do Esporte da FGV/SP, onde lecionou na cadeira de Direito Desportivo. Também lecionou na cadeira de Direito Desportivo no Curso Marketing Champion da ESPM/SP e no Curso de Gestão do Esporte da Universidade São Marcos. Entre 2002 e 2003, participou do Grupo Especial de Trabalho do Ministério do Esporte responsável pela redação dos textos da Lei 10.671/03 (“Estatuto do Torcedor”) e 10.762/03. É conselheiro eleito do SPFC para o período 2014/2020, foi Vice-Presidente de Comunicação e Marketing do SPFC entre 2015/2017. Desde 2008, é Auditor Vice-Presidente da 1ª Câmara do Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Nacional de Basquete. Teve a honra de escrever juntamente e a convite de Rodrigo Monteiro de Castro o Livro Futebol Mercado em 2016 e, em 2017, também com Rodrigo Monteiro de Castro e Tácio Lacerda Gama, o livro Sociedade Anônima do Futebol.

1627480255002.jpg

GLAUCO HANNA

Diretoria Jurídica

Advogado especializado na área tributária, com ênfase na esfera contenciosa e atuante de forma ativa nos mais diversos Tribunais Judiciais e Administrativos do país. Ampla experiência acadêmica e profissional, com atuação voltada às melhores soluções jurídicas, sem deixar de lado a visão em negócios. Graduado em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Processual Tributário pela PUC-SP, Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP, especialista em “Fiscalidad Española” pelo idEC/Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), MBA Executivo no Insper-SP e Doutorando em Direito Tributário na Universitat de Barcelona (Barcelona, Espanha).

58b28245-9771-4a57-9040-4fcfb50775aa.jpg

LUCAS SCHRAMM

Secretariado e Logística

Profissional com 8 anos de experiência em eventos e operações de Arenas.
Atualmente gerente de operações e eventos da Arena de Pernambuco
Experiência em grandes eventos esportivos como: Copa das Confederações da FIFA 2013, Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e 2022 e Copa América 2021.

144076040_433903124612997_59825361922408633_n.jpg

PAULO PRESTES

Direção de Logística

Prossional com 22 anos de experiência em gestão de instalações esportivas, planejamento e execução de jogos e eventos incluindo corporativo, poder público e privado. Experencia como Stadium Manager da Copa do Mundo 2014 Sede Curitiba, Gerente Geral de Serviços Rio 2016 - cidades do futebol Sede Mane Garrincha- Brasília. Head de Operações Imply Copa América 2019. Além de passagem por Arena do Gremio, Arena do Cap e operações em mais de 55 estádios. Atualmente é Gerente Geral de Operações do Coritiba Foot Ball Club estadio e centro de treinamento. Fundou a empresa Operação de Jogo que atua no mercado de gestão de instalações, rentabilização de ativos, organizações, implantação de processos e programa de Treinamento para a forca de trabalho.

bottom of page